Renata Borja Pereira Ferreira de Mello nasceu em 15 de março de 1972 na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. Formou-se em Psicologia pela FUMEC em 1995 e em Letras pela UFMG em 2000. Tem mais de 20 anos de prática em psicologia clínica. É mestre em Relações Interculturais pela UAB em Lisboa com a pesquisa: Atitudes e crenças relacionadas ao sucesso em diferentes gerações: Perspectiva intergeracional e intercultural.

Psicóloga Especialista Clínica com especialização em Terapia Cognitiva pelo ITC (Instituto de Terapia Cognitiva em São Paulo). É Criadora do “Cogplanner: Agenda Cognitiva”, que é um tipo de agenda pessoal que visa o equilíbrio pessoal através da promoção de pensamentos funcionais associados à organização, planejamento, metas e estratégias de resolução de problemas. O Cogplanner é uma espécie de ferramenta de life coaching que pretende capacitar pessoas a tornarem a vida pessoal mais organizada, tranquila e saudável. Esse trabalho foi apresentado por ocasião do segundo congresso internacional de coaching cognitivo-comportamental em Athenas na Grécia em junho de 2016.

Supervisora clínica e coordena grupos de supervisão clínica em TCC na Cognitiva Centro de terapia.  Trabalhou como supervisora no curso de especialização em Terapia Cognitiva do ITC por 4 anos. Professora da pós graduação da UNA e do curso de Terapia Cognitivo Comportamental do CEAP.

Além disso, é líder comunitária e idealizadora do Movimento Mangabeiras Sudoeste Unido, criado para implementar a rede de vizinhos protegidos e melhorar as condições de segurança dos bairros Comiteco e Mangabeiras em BH. Palestrante em órgãos governamentais e privados e congressos de psicologia e medicina nacionais e internacionais com a apresentação de trabalhos.

Por fim, participou do programa de treinamento em Terapia Cognitiva oferecido pelo Instituto Beck na Filadélfia com o Dr. Beck e Dra Judith Beck. Participou de workshops com os maiores nomes da TCC e da Terapia Racional Emotiva no mundo. Participou do Livro recentemente lançado: “Abordagens Cognitivo-Comportamental no contexto escolar”, com o capítulo intitulado: “As crenças do educador podem contribuir para o sucesso educacional?” Foi coordenadora da tradução para a língua portuguesa do manual da APA: “os 20 princípios mais importantes da psicologia para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”. Fez curso de formação em logoteoria com a Marta Iglesias. Afiliada da APA (Associação Americana de Psicologia).

A Clínica Cognitiva Centro de Terapia é uma clínica especializada em atendimentos psicoterapêuticos que adota a abordagem cognitivo-comportamental. Os atendimentos clínicos visam crianças, adolescentes, adultos, idosos, atletas, casais e famílias. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho e ficar sempre por dentro das novidades?